quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

A Betty Boop


De facto o Natal é uma época de consumismo. Onde só pensamos nos mais próximos. Na mãe, no pai, no irmão, na tia, no piriquito e no gato (para quem tem). Pensamos nas pessoas que estão connosco 365 dias por ano. Que nos vêm todos os dias. Que nos abraçam, que nos beijam, que nos conhecem.

Eu reparei o quão ridícula é esta altura das nossas vidas, quando me deparei, na casa de uma amiga, com a árvore de natal repleta de prendas para os cães. Com direito a papel de embrulho xpto. Eu reparei, nesse dia, que estamos todos perdidos. E olhem que eu gosto de animais, sem dúvida.

É nestas alturas que fico demasiado revoltada. Porque ajudo os que mais precisam mas dificilmente arrasto comigo multidões. Ajudo sozinha e fico feliz por isso. Deixo de fazer mais um PPR porque deliro quando entro no Lar da Nossa Senhora dos Desamparados e recebo um abraço caloroso das freiras e uma picada dos seus bigodes.

É nesta altura das nossas vidas que sinto a falta da minha familia. É nestas alturas que adoraria estar em frente à lareira a ouvir as histórias do passado, a conhecer África, a delirar com Moçambique. Eu queria um dia normal, sem prendas. Eu queria um dia com o meu avô. Os dois, sentados a fazer zapping e a comer biscoitos de azeite. Os dois calados. Porque eu nunca precisei de falar para ele sentir. É nesta altura que me vejo sentada na mesa da cozinha da minha tia a falar do meu MBA e do PHD dela. É nestas alturas que me chateio com ela porque está com quatro tachos no fogão, a cozinhar quatro pratos em simultâneo e eu penso: Será que alguma vez conseguirei fazer esta profecia? Nem com o MBA lá chegarei.

De facto, somos todos uns merdas (já diria o meu pai em alto e bom som), somos egoístas e vaidosos. Vocês, capitalistas, não sabem o que é estar longe da família, não sabem o que é lidar diariamente com a pobreza. Não sabem o que é ser impotente a esta realidade.

É nesta altura do ano que somos os sete pecados mortais em carne e osso.
É no Natal que somos a Betty Boop.

Sem comentários:

Enviar um comentário